Pesquisar este blog

16 de dez. de 2009

Sistema Professor na Classe: Por que não funciona como deveria?

O Professor na Classe é uma funcionalidade do PAEF/PAEC que foi criada no 2º semestre de 2007, com o objetivo principal de oferecer aos pais de alunos uma consulta on-line ao nome dos professores que lecionavam aos seus filhos, através de um link no site da Secretaria da Educação. Não se sabia se iria influenciar em pagamento dos docentes. Porém o programa traz um benefício a mais: é possível verificar se a atribuição de aulas ao docente não foi feita de maneira incorreta, divergente da Matriz Curricular da escola.
Ainda em 2007, foi feito um "beta-test" em grande escala, para testar a funcionalidade do sistema, e apareceram os primeiros erros. Nesta época, cada escola era responsável por informar as classes de seus professres, mesmo que não tivesse SCF em sua escola. Porém, com esse teste, foram constatados os primeiros bugs, como a Educação Física e Artes do Ciclo I, ACD, Recuperação Paralela, entre outros. Sem contar que, se uma escola não digitava, travava todo o sistema da outra.
Em 2008, a coisa começou a melhorar, porque a SCF passou a ser a única responsável por incluir as informações, mediante um BO específico enviado pelas outras escolas, o bug das ACD e do reforço foi corrigido. Porém, o sistema necessita de 2 fontes de dados para funcionar "redondo": a Matriz Curricular incluída no PAEC/PAEF pela Diretoria de Ensino e as classes no Cadastro de Alunos, sendo que tais informações devem "casar", senão o sistema não funcionará. E o pior de tudo é que na atribuição inicial o sistema não estava aberto, ou seja, quando ele abriu, 3 meses depois da digitação da carga inicial, foi que começaram a aparecer os erros de digitação da atribuição inicial...
Em 2009, a esperança era que o sistema estivesse aberto junto com a atribuição inicial. E finalmente estava, PORÉM, as Diretorias de Ensino não haviam incluído as Matrizes Curriculares no PAEF/PAEC, fato que impossibilitou a digitação simultânea com a carga inicial, sendo que só foi possível começar a incluir o Professor na Classe em meados de maio... Antes disso, já havia no Grupo Secretários de Escola o singelo movimento "MORTE AO PROFESSOR NA CLASSE". E pensamos mesmo que ele tinha morrido, quando agora no final de 2009 o DRHU envia um relatório kilométrico às escolas para regularização das pendências.
O fato é que houve ingresso de novos secretários efetivos no 2º semestre de 2009, sendo que a grande maioria nunca havia trabalhado em uma secretaria de escola. Além da novidade do serviço e falta de treinamento, muitos ainda se depararam com a extrema má-vontade dos antigos secretários designados, que não se conformaram em perder sua "boquinha".
Estamos nos últimos dias de trabalho do ano, e muitas DE's estão sufocando os secretários novos, pressionando pela conclusão da digitação. O fato é que ainda existem bugs, e cargas pendentes de outras escolas, o que ainda trava o sistema Professor na Classe. Em 3 anos, e em 2 escolas diferentes, até hoje não consegui fechar o sistema completamente.
O sistema depende que cada um faça sua parte. Não adianta de nada a pressão dos superiores, se eles não fizeram sua parte no tempo adequado. O sistema só funcionará corretamente quando ele estiver aberto simultaneamente com a carga horária inicial, sendo obrigatório as DE's incluírem as Matrizes Curriculares antes do início da vigência da carga inicial do ano, e que a associação das turmas seja obrigatória, juntamente com a carga. Caso contrário, os bugs continuarão, a pressão por parte das DE's continuará e o Secretário de Escola ficará cada vez mais com estafa físico e mental.
Como disse um amigo certa vez no Grupo Secretários de Escola, quem cria esses sistemas nunca deve ter ao menos entrado, quem dirá trabalhado em uma secretaria de escola.
Por isso, faça o que for possível. O que é impossível a gente ainda não faz, nem por determinação do Dirigente ou do DRHU.

3 comentários:

  1. Grande Willy. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. "O que é impossível a gente ainda não faz, nem por determinação do Dirigente ou do DRHU" (By Willy)... colarei isso no quadro da secretaria.... ; )

    ResponderExcluir
  3. espero que para 2010 eles resolvam essas pendências, eu não irei agora no final do ano pensar em professor na classe, quero que ele exploda, rss

    ResponderExcluir